Horário de Funcionamento

 

Secretaria aberta de Segunda a Quinta

17h - 21h

Sábado

9h - 12h30

 

Onde estamos

 

CLN 110 Bloco A lojas 73/77 subsolo

Brasília - DF

E-mail: falecomoficinaflamenca@gmail.com

Whatsapp:  (55 - 61) 99901-7374

 

Nos encontre

Oficina Flamenca 2015

Curso de Cultura Flamenca 1º 2020

O baile flamenco e sua relação com o cante


Ao longo do 2º semestre de 2019, o curso de cultura flamenca foi dedicado ao Flamenco e seus Cantes, onde trabalhamos os estilos mais emblemáticos, sua geografia e história, principais intérpretes, sua paisagem sonora, métrica e letra.


Esta experiência permitiu que a turma elencasse suas principais dúvidas e anseios no tocante ao estudo do cante relacionado ao baile flamenco. Neste sentido, o curso de cultura flamenca do primeiro semestre de 2020 foi pensado para relacionar o baile flamenco ao cante, dentro da perspectiva da dança como comunicação.


Segundo Rocío Espada, autora do livro “La Danza Española su Aprendizaje y Conservación”, a dança começa com impressões, com imagens físicas ou sensoriais que podem ser subjetivas ou objetivas em sua origem.




Podemos dançar sensações sobre nós mesmos, de nossos conterrâneos, da natureza, do universo, tal e como os percebemos e conhecemos, mas qualquer que seja a origem dessas impressões, desde o momento de sua recepção, se voltam subjetivas e pessoais.

Para ela, que também é chefe de departamento do Conservatório de Dança de Madrid, esta experiência pode ser avaliada esteticamente, dependendo de experiências similares e anteriores, para formar uma base de comparação e ainda que , nem todas as experiências estéticas possam desenvolver-se em uma experiência artística, nenhuma experiência artística existe sem uma experiência estética prévia.

Toda experiência, seja ela nata ou não, pode converter-se em uma experiência estética e seu valor reside no valor da sua expressão. Isto é, transformada em algo belo através da atividade artística criativa. Em toda obra de arte há um motivo ou propósito que reside no ato que a produz e nenhuma arte pode ser criada passivamente, indiferente a um propósito.


A partir dessa perspectiva e com base na teoria desenvolvida pela bailarina e bailaora, bem como por outros pesquisadores, será apresentada à turma uma seleção de estilos (palos) flamencos bailáveis e que atualmente formam parte do rol de interpretações mais recorrentes nesse meio artístico a fim de propor um método de análise e compreensão quanto:


- Evolução Técnica

- Evolução Artística

- Expressão

- Equilíbrio entre elementos andaluzes e gitanos

- Baile grande e baile chico

- Elementos históricos, sociais e estéticos que formam a paisagem sonora do cante

- Figurino

- Importação de recursos

- Estrutura

- Outros.