Horário de Funcionamento

 

Secretaria aberta de Segunda a Quinta

17h - 21h

Sábado

9h - 12h30

 

Onde estamos

 

CLN 110 Bloco A lojas 73/77 subsolo

Brasília - DF

E-mail: falecomoficinaflamenca@gmail.com

Whatsapp:  (55 - 61) 99901-7374

 

Nos encontre

Oficina Flamenca 2015

Bem-vindo ao novo curso virtual da OF

Updated: Jan 21, 2019

Plataforma online para o curso express de Cultura Flamenca (janeiro e fevereiro 2019)


Este curso nasce de uma pergunta que muitas pessoas ligadas ao meio flamenco costumam se fazer: o que é ser flamenco? E como essa reflexão se deu nos últimos 100 ou 130 anos?

Dependendo da época, de onde e de quem responde a este questionamento - se gitano ou gitana, andaluz, andaluza, nascido ou nascida em uma família de artistas, em um bairro por onde se pode ver e viver o flamenco de forma espontânea, se alguém que se apaixonou pelo flamenco tardiamente, alguém que nunca esteve na Andaluzia, alguém que ali esteve e sentiu o coração bater mais forte após um primeiro contato com esta arte.... alguém que pesquise o tema do ponto de vista da sua história, da sua geografia - as respostas serão tão variadas que seríamos incapazes de esgotar o tema.


Porém, esta é uma pergunta oportuna em muitas ocasiões e pelos mais variados motivos. Ao longo das próximas semanas, enfrentaremos um desafio. Falar sobre o flamenco a partir de 3 perspectivas que se complementam, embora não necessariamente tenham que ser pensadas juntas quando estudamos ou apreciamos a música, o cante e a dança flamenca.


O curso já se encontra todo publicado, pois ele segue o mesmo conteúdo do curso presencial realizado no segundo semestre de 2018. Portanto, nossa sugestão é de que vocês acessem o ambiente virtual paulatinamente e se deem o tempo necessário para absorver todas as informações aqui postadas. O material ficará disponível para acesso até final de fevereiro, por isso, não há necessidade de correr.


Gostaríamos de acrescentar duas coisas. Primeiramente, o conteúdo aqui apresentado foi elaborado com base em anos de pesquisa e estudo e, a não ser quando a autoria de determinada citação seja informada, todos os demais textos foram produzidos pela idealizadora deste curso, Patrícia El-moor. Por esta razão, lembramos que qualquer reprodução do conteúdo que está apresentado deve ser feita com o devido crédito.


Também, é muito importante que vocês participem dos exercícios propostos em cada post enviando e-mail para patricia.elmoor@gmail.com. Também sugerimos que, em caso de dúvidas ou caso desejem trocar ideias com a professora do curso, enviem diretamente um e-mail para o endereço acima indicado. Em virtude deste curso ser express, ou seja, num formato mais enxuto que o anterior, o fórum para discussões foi desabilitado.