Horário de Funcionamento

 

Secretaria aberta de Segunda a Quinta

17h - 21h

Sábado

9h - 12h30

 

Onde estamos

 

CLN 110 Bloco A lojas 73/77 subsolo

Brasília - DF

E-mail: falecomoficinaflamenca@gmail.com

Whatsapp:  (55 - 61) 99901-7374

 

Nos encontre

Oficina Flamenca 2015

Flamenco e Atitude (1)

Updated: Jan 26, 2019

Vamos dar continuidade à introdução dos conceitos que usaremos ao longo desse curso? Aqui, falaremos um pouco sobre a atitude, termo nem sempre muito fácil de se explicar.


O conceito de atitude tem desempenhado papel importante através da história da psicologia social, o que fez com que vários psicólogos chegassem a definir o campo da psicologia social como o estudo científico das atitudes. Desde o início do século os cientistas vêm considerando as atitudes como disposições comportamentais, supondo, portanto, que essas poderiam explicar as ações humanas. Importante salientar que dentro da perspectiva mais difundida, atitude é somente um dentre os vários fatores que influenciam o comportamento.



Embora no dia a dia, as pessoas utilizem a palavra "atitude" em contextos os mais diversos (pessoas com atitude, mude sua atitude no trabalho, tenha uma atitude positiva etc.), aqui no curso, quando falarmos sobre o flamenco, estaremos nos referindo ao conceito proposto pelo Diccionario Akal de Estética, do filósofo francês Etienne Souriau.


Segundo Souriau, atitude é a maneira em que se apresenta o corpo e, particularmente, a posição de um corpo vivo imóvel (o que diferencia a atitude do gesto ou do movimento). Existe na vida cotidiana uma estética da atitude, dado que uma pessoa pode ser afetada por uma atitude negativa ou tomar, por outro lado, uma atitude graciosa e nobre, entre outras formas.


Esta estética da atitude comporta um elemento social: em diferentes civilizações se nota preferência por determinadas atitudes que são geralmente produto da educação e são ensinadas desde cedo, como, por exemplo, se diz às crianças que se comportem bem.


É possível dizer que a estética natural da atitude, em parte, se mantém inconsciente em todos nós e quando uma pessoa se encontra excessivamente consciente de sua atitude, não raro ela se porta de forma exagerada - daí o termo atitude pode vir a adquirir um sentido pejorativo. Em alguns casos, por exemplo, há quem diga que uma pessoa tem uma determinada atitude para se referir ao fato de que ela adotou posturas ou posições forçadas, artificiais.


Quantos de nós já escutamos a expressão "atitude flamenca"? Em algumas situações, esta expressão é utilizada para se referir à postura do bailaor ou bailaora, em outros casos, àquele conjunto de maneiras que fazem um flamenco ser reconhecido como tal.


Ao longo das próximas semanas, iremos explorar e debater quais seriam essas maneiras, como elas são adquiridas, os contextos sociais em que surgem e quais seriam, na opinião dos alunos e alunas do curso, as atitudes consideradas espontâneas ou planejadas.