_ICK3785.JPG

A Escola

Nossa história: Criada em 1998, a Oficina Flamenca é hoje uma das referências no ensino da arte flamenca em Brasília e Brasil. Suas proprietárias, as irmãs Patrícia e Renata El-moor, estão sempre empenhadas em oferecer uma formação integral, que inclui, não apenas a técnica da dança, mas também coreografias assinadas por elas mesmas, estudos teóricos, musicais e complementares.

Nossa metodologia: A filosofia da escola vai ao encontro da ideia de que o flamenco é uma arte universal e que, embora esteja fortemente ligado e impregnado pela história e pelos ares da Andaluzia, ele rompeu barreiras e ganhou o mundo. A nossa proposta é trazer um pouco dessa vivência e dessa magia até Brasília e agora, por meio das aulas online, para todas as pessoas interessadas em mergulhar nessa arte. 

As professoras: 

Fortemente influenciadas pela Escuela Sevillana de Baile e pela tradição do flamenco jerezano, as proprietárias e professoras Patrícia El-moor e Renata El-moor investiram em uma formação contínua. Com viagens anuais à Espanha, estudaram com nomes importantes do flamenco atual, como Andrés Peña, Joaquín Grilo, Mercedes Ruíz, Pastora Galván, Ángel Muñoz, Fuensanta La Moneta, Merche Esmeralda, Isabel Bayón, Gala Vivancos, Sandra Guerrero La Negra, Marina Valiente, Juan Paredes, Chiqui de Jerez, Joaquín Ruiz, Antonio El Pipa, Particia Ibañez, La Tati, Carmen Segura, Ana Calí, Inmaculada Aguilar, Asunción Demartos, Diana Thedim, Silvia Abarca, entre outros. 

Além disso, em 2008, elas obtiveram o certificado do Curso Virtual de Flamenco oferecido pela Universidade de Granada, uma formação que teve como duração o primeiro semestre daquele ano e cujo conteúdo abordou aspectos históricos e sociológicos da cultura gitano-andaluza, além de um módulo específico sobre Baile e sobre a Música Flamenca. Também em 2017, as professoras concluíram uma formação a distância com duração de 10 semanas em História do Flamenco e Teoria Musical do Flamenco, ministrada pelo musicólogo Faustino Núñez através da instituição Taller de Músics. 

_ICK8954.JPG

Patrícia El-moor

A professora Patrícia El-moor iniciou seus estudos na Dança Flamenca em 1993 em Brasília. Em 1997, viajou pela primeira vez à Espanha, atendendo o desejo de aprofundar seus estudos nessa arte. Desde então, o amor pela Andaluzia e pelo flamenco só aumentou. Doutora em Sociologia, trouxe para o flamenco sua experiência e sua paixão pelos estudos das relações sociais e pelas pesquisas históricas, inaugurando no DF o primeiro curso de Cultura Flamenca, cujos temas são voltados tanto para iniciantes quanto para pessoas que já conheçam o flamenco. Sempre foi uma apaixonada pelos Bailes com Castanholas e pelos Bailes de Festa. Atualmente, tem se dedicado à metodologia de ensino dos Cursos de Estética da Dança, Danza Estilizada, Castanholas, além das aulas de técnica e coreografias, sempre criadas de forma personalizada por acreditar que cada baile deve ser montado respeitando as especifidades de quem irá interpretá-lo. Ama ensinar e está sempre em busca da melhor forma de transmitir seus conhecimentos. Seus palos favoritos são as Bulerías, os Fandangos, Tangos e Soleares.

flamenco-31.jpg

Renata El-moor

A professora Renata El-moor sempre teve uma conexão com a dança, como forma de expressão. Tendo cursado, quando criança e jovem, ballet e sapateado americano, iniciou seus estudos de Dança Flamenca em 1998, com sua irmã e professora Patricia El-moor. O que era uma "terapia", acabou se tornando uma paixão, pela grandiosidade e complexidade dessa arte. Em 2003, tornou-se professora da Oficina Flamenca. Fortemente atraída pelo lado musical do flamenco e por acreditar que as bailaoras e os bailaores são também percursionistas, aprofundou seus estudos de compasso e taconeo. É atualmente responsável pelos cursos de Palma e Compasso e Técnicas de Taconeo, nos quais, teve a oportunidade de criar e aperfeiçoar uma metodologia própria. Também oferece Aulas de Técnica e Coreografias, sempre com foco no aluno e procurando estimular a superação de todos. Adora dar aulas para iniciantes e, por acreditar que todos são capazes de aprender, aprimorou, ao longo dos anos, sua didática, sempre encontrando novas maneiras de ensinar. Seus palos favoritos são Alegrías, Soleá, Tangos, Tientos, Bulerías. 

Horário de Funcionamento

 

Secretaria aberta de Segunda a Quinta

17h - 21h

Sábado

9h - 12h30

 

Onde estamos

 

CLN 110 Bloco A lojas 73/77 subsolo

Brasília - DF

E-mail: falecomoficinaflamenca@gmail.com

Whatsapp:  (55 - 61) 99901-7374

 

Nos encontre

Oficina Flamenca 2015